segunda-feira, 22 de abril de 2019

Projeto de inovação é apresentado na reunião do Conselho de Metalurgia e Mineração

O programa Mining Hub visa incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para projetos de mineração em todo o Brasil envolvendo desde as mineradoras e sua cadeia de fornecedores até empresas de inovação tais como startups. A expectativa é alavancar a competitividade das mineradoras e multiplicar negócios ao longo da cadeia produtiva, bem como propor soluções para os maiores desafios do setor

Para apresentar o programa Mining Hub, Vinícius Roman, diretor da consultoria Neo Ventures, participou da reunião do Conselho de Metalurgia e Mineração, no dia 20 de março, na sede da ABIMAQ, em São Paulo.

Roman informou que na primeira fase do projeto terá cinco grandes temáticas comuns com desafios enfrentados pelas grandes empresas de mineração a fim de encontrar soluções no mercado nas áreas de:

- Eficiência operacional: análise de material em tempo real com baixo custo para reduzir tempo de espera e erro na amostragem, otimização e diminuição de amostras e aumentar a previsibilidade, entre outras ações no sentido de melhorar o processo produtivo;

- Fontes de energia renovável/alternativa: Focado no aumento da eficiência energética de equipamento de minas e fontes alternativas de energia, como de painéis solares;

- Gestão de água: monitoramento quantitativo e qualitativo da água em tempo real e sobre seu uso;

- Gestão de resíduos e rejeitos: controle geotécnico de pilhas e barragens com sensores para fazer análise preditiva com o propósito de aproveitar os rejeitos;

- Saúde e segurança ocupacional (SSO): basicamente é reduzir a intervenção humana na inspeção em locais inóspitos por meio de acesso inteligente.

Segundo Vinícius Roman, o Hub de Mineração oferece ainda possibilidade de investimento, acesso à infraestrutura, coaching e mentoria com profissionais renomados do setor, acesso exclusivo a rede WeWork, trabalho em conjunto com a WeWork Labs e Neo Ventures, metodologia de desenvolvimento das startups e acompanhamento da implantação dos projetos. “Atualmente no programa Mining Hub temos 22 mineradoras participantes e 12 projetos de desenvolvimento com startups”.

O diretor explicou caso as empresas e startups tenham projetos que não estejam relacionados nos desafios apresentados foi criado o ‘Pitch Day’, que ocorre trimestralmente com a participação das mineradoras e companhias da cadeia da mineração.

MAIS DETALHES

O Mining Hub é apoiado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). As mineradoras que participam do projeto são: Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CMOC International Brasil, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas e Vale. Entre os fornecedores estão a Accenture, Haver & Boecker, IHM Stefanini, ISQ, LGA, Petronas, Sebrem, Sotreq.

As associadas Sotreq, Caterpillar, Thyssenkrupp, Haver e Boecker já estão como parceiros do programa.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais detalhes do projeto entre em contato

E-mail: metalurgia.mineracao@abimaq.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário