sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pesquisa revela crescimento de negócios entre Brasil e Estados Unidos para equipamentos de foodservice


Pesquisa elaborada pela Apex-Brasil, com a colaboração da CSMPAN/ABIEPAN, revela que o segmento de equipamentos para food service nos Estados Unidos tem valor estimado de nada menos do que US$11,4 bilhões a preço de fábrica

“As vendas de equipamentos de foodservice nos Estados Unidos manterão um crescimento de 3% a 4% até 2020”. Esses são alguns dados mostrados em estudo de 2018 da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que contou com o apoio de Monique S. Morata, gerente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Para Panificação e Food Service (CSMPAN) e da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (ABIEPAN). 

Pesquisa aponta que o valor de mercado total dos Estados Unidos, de todas as categorias de equipamentos e suprimentos de foodservice, é estimado em US$ 11,4 bilhões (2016). Do total, 83% (US$ 9,46 bilhões) são de equipamentos de foodservice. Já os suprimentos são responsáveis por 17% (US$ 1,94 bilhão). Estima-se que o comércio americano represente entre 30% e 35% do mercado global, avaliado em mais de US$ 30 bilhões.

Em 2016, as importações americanas de equipamentos de foodservice somaram US$ 6,02 bilhões e se concentram principalmente em equipamentos para manter a cadeia de frio.

OPORTUNIDADES

O estudo mostra que a demanda por equipamentos de cozinha e gourmet é estimulada pela popularidade dos fornos combinados versáteis em empresas de foodservice de alto volume (institucionais, educação, saúde, negócios e indústria) e devido aos fornos de alta velocidade utilizados em cozinhas comerciais para empresas de fast food, incluindo lojas de conveniência. 

Quanto aos equipamentos para açougues, usados na maioria das cozinhas comerciais e das mercearias, prevê substituição rotineira conforme destaca a pesquisa. 

Já no segmento de foodservice e confeitaria a necessidade é principalmente das lojas de conveniência por considerar a possibilidade de usar estufas para alimentos quentes por um valor mais elevado pela motivação do estilo de vida cada vez mais acelerados e o desejo por um foodservice ‘melhor’. Também inclui a preocupação com alimentos assados que contêm alergênicos (especialmente glúten) e com isso aumenta a importância de unidades de massas moles e duras que sejam mais fáceis de limpar a fim de evitar a contaminação.

A popularidade das sobremesas soft-serve tem levado o crescimento da venda de máquinas de sorvete e gelato pela facilidade do preparo e por oferecer grande variedade de sabores e coberturas. Restaurantes de todos os tipos, desde os fast casual até os requintados, adicionam sobremesas soft-serve ao cardápio.

No geral, os compradores americanos desses produtos procuram qualidade, confiabilidade, eficiência energética, valor adequado, acessórios disponíveis, consistência, bom custo benefício, soluções atraentes e fácil manutenção, limpeza e de utilização. 

Segundo material da Apex-Brasil, os representantes dos fabricantes estão ativos na venda de equipamentos de foodservice e dispostos a representar novos produtos que sejam bem planejados e com mercado-alvo definido.

MAIS INFORMAÇÕES

Para conferir estudo na integra solicitar por e-mail: monique@abiepan.org.br

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