segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CORRUPÇÃO: O 5° PODER CHEGA À 13° EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA

Em meio ao julgamento do mensalão, o lançamento do livro Corrupção: O 5° Poder – Repensando a ética, de autoria de Antenor Batista, é uma oportunidade para refletir sobre o tema.

 


É sabido que a corrupção fez o Brasil perder, no período de 2002 a 2008, R$ 40 bilhões, conforme mostra estudo do economista Marcos Fernandes da Silva, da Fundação Getúlio Vargas. Já no ranking da ONG Transparência Internacional, o País ocupa o 73° lugar na lista de 183 nações impunes. Além disso, atualmente está sendo julgado pelo STF – Supremo Tribunal Federal a denúncia de 40 suspeitos de envolvimento no mensalão. Para refletir sobre o tema, acaba de chegar às livrarias a 13° edição revista e ampliada do livro Corrupção: O 5° Poder – Repensando a ética, de autoria de Antenor Batista.

Segundo o advogado Antenor Batista, o livro é resultado de 50 anos de pesquisa, que relaciona mais de 100 espécies de corrupção. “Nosso objetivo é evidenciar o que há de ruim e perigoso no ser humano, sem perder de vista o seu lado bom, com a intenção de alertar o leitor a respeito de possíveis consequências de uma conduta perversa, enganosa e excessivamente interesseira, considerando que o sistema da humanidade é o monetário, contaminado pela corrupção, crime organizado, bem como por uma ganância infecciosa. Daí intitularmos a presente obra de ‘Corrupção: O 5° Poder’, considerando que a corrupção e o tráfico de influência, atualmente, são condições de governabilidade.”

O título da obra faz referência aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, da imprensa (4° poder) e o autor coloca a corrupção como 5° poder. “Por mais paradoxal e absurdo que possa ser, o poder da corrupção é invencível, em virtude de ser alimentado em suas entranhas pelo egoísmo da natureza humana. Portanto, por mais que a Justiça se simplifique, se desburocratize, se modernize, em todos os campos de seu mister, sempre se defrontará com limites impostos pelo poder da corrupção, mundialmente institucionalizado ou enraizado em todos os segmentos sociais, ainda que disfarçado em suas formas operantes. Assim é hoje e assim foi em todos os tempos”, ressalta Antenor.

O livro conta ainda com depoimentos de personalidades, entre elas destaca-se o ministro do STF Joaquim Barbosa “... que certamente me será de grande utilidade"; o governador de São Paulo Geraldo Alckmin  “ ... alerta para os grandes desafios éticos atuais” e os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Argentina, Cristina Kirchner.

FICHA TÉCNICA

CORRUPÇÃO: O 5° PODER – REPENSANDO A ÉTICA (13ª EDIÇÃO)
Autor: Antenor Batista
Editora: Edipro
Categoria: Ciências Sociais / Jurídico
Livro em português
Número de páginas: 288
Ano de publicação: 2012
Preço médio:
R$ 67,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário