domingo, 13 de janeiro de 2013

TEMA CORRUPÇÃO SERÁ DEBATIDO PELA ORDEM DOS ADVOGADOS

O Brasil ocupa o 69° lugar do ranking de corrupção elaborado pela ONG Transparência Internacional (TI). Além disso, no dia 09 de dezembro será o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Para falar sobre o assunto, Antenor Batista, autor do livro Corrupção: O 5° Poder – Repensando a ética, fará palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) na próxima sexta (14).

Conforme ranking divulgado pela ONG Transparência Internacional (TI), com a análise de 176 países sobre corrupção, o Brasil aparece no 69° lugar. O País recebeu nota 4,3, contra 3,8 em 2011 quando ocupou a posição 73ª. O levantamento mostrou que o Chile e o Uruguai estão à frente do Brasil, ambos ocupando a 20ª posição. Outro dado revelado é que 117 nações estão com avaliação abaixo de 5.  No topo da lista, dos menos corruptos, estão Dinamarca, Finlândia e a Nova Zelândia com 9 pontos. Já a lanterna é dividida por Afeganistão, Coreia do Norte e Somália com 0,8 ponto.       

No ano marcado pelo julgamento do mensalão, no qual o STF – Supremo Tribunal Federal condenou 25 dos 38 acusados de corrupção. Como também, a inclusão da Lei da Ficha Limpa nas eleições que torna inelegível por oito anos um candidato condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.  A data, dia 09 de dezembro, em que é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, instituído mundialmente pela Convenção das Nações Unidas em 2003 por mais de 100 países, terá um significado diferente.   

Para refletir sobre o tema, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) realizará palestra, no dia 14 de dezembro, às 15h, com o advogado Antenor Batista, autor do livro Corrupção: O 5° Poder – Repensando a ética. “Infelizmente, por mais paradoxal e absurdo que possa ser, a corrupção está mundialmente institucionalizada ou enraizada em todos os segmentos sociais, ainda que disfarçada em suas formas operantes. Assim é hoje e assim foi em todos os tempos”, ressalta. 

Segundo Batista, a discussão sobre corrupção é uma oportunidade para refletirmos sobre as suas práticas e pensarmos no seu combate. “Combater a corrupção não é uma tarefa fácil. Os riscos são muitos. Mesmo assim, não devemos abandonar esta luta. Para esse mister, a união dos incorruptíveis é por demais importante, para que formemos uma legião de pessoas afins, imbuídas de princípios éticos e elevado conceito de cidadania. Para esta cruzada, sempre que soubermos da lisura dos atos de um cidadão, devemos procurar nos unir a ele ou fazer com que ele se uma a nós, para que possamos, ainda que modestamente, contribuir em favor de uma sociedade melhor”, defende.   

Na palestra, Antenor vai abordar ainda o livro Corrupção: O 5° Poder. A publicação, resultado de 50 anos de pesquisa, relaciona mais de 100 espécies de corrupção ou malfeitos. Além disso, explicará porque o título da obra faz referência aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, da imprensa (4° poder) e coloca a corrupção como 5° poder. “Nosso objetivo é alertar o leitor a respeito de possíveis consequências de uma conduta perversa, enganosa e excessivamente interesseira, considerando que o sistema da humanidade é o monetário, contaminado pela corrupção, crime organizado, bem como por uma ganância infecciosa. Daí intitularmos a presente obra de ‘Corrupção: O 5° Poder’, considerando que a corrupção e o tráfico de influência, atualmente, são condições de governabilidade.” 

Serviço:
Palestra: CORRUPÇÃO O 5° PODER REPENSANDO A ÉTICA
Realização: OAB-SP
Quando: 14 de dezembro (sexta)
Horário: 15 horas
Local:  Salão Nobre da OAB - SP 
Praça da Sé, 385 – 1° andar – São Paulo (SP)
Inscrições: Clique aqui

Perfil do autor 
Antenor Batista é advogado formado pela Faculdade de Direito de Guarulhos, nasceu na zona rural da cidade da Lapa/PR, em 23 de abril de 1925. Auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, atualmente aposentado. É autor de nove livros, entre eles, Corrupção: O 5° Poder – Repensando a ética, Alimentação, Ioga e Psicanálise e Posse, Possessória, Usucapião e Ação Rescisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário