segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Diretoria do Conselho Automotivo para biênio 2020/2022 é definida

Nomeado como coordenador, Danilo Bonassi Lapastini, presidente e CEO da empresa associada Hexagon Metrology Sistemas De Medição Ltda e também vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), em entrevista para o Informaq destacou os desafios do setor e plano de negócios do conselho para que a cadeia de fornecimento do segmento automobilistico seja moderna, sustentável e competitiva com o mercado internacional 



Como você analisa o atual momento do segmento automotivo?

Estamos atravessando esta que será talvez a maior crise do setor automotivo de todos os tempos no Brasil, e o porquê não dizer no mundo? Uma vez que que já estávamos saindo de uma outra crise no setor, quando começamos a recuperação, veio a pandemia. Mas, sou uma pessoa otimista, e como diz o velho chavão ‘toda crise gera oportunidades, não é mesmo?’ Eu acredito e muito no êxodo industrial da China, ou melhor colocando, em uma certa “desglobalização”, onde a nacionalização de peças e componentes nos trarão inúmeras possibilidades de negócios. No entanto, nossas indústrias deverão estar preparadas.

Quais principais desafios para o setor?

Acho que é exatamente esta preparação para ter competitividade no mercado internacional. Mas o que vemos no Brasil, infelizmente, são algumas indústrias sem produtividade, com parque de máquinas ultrapassado. Com a Industria 4.0, que já é realidade, o grande desafio para nossa indústria é a modernização.

Como pretende atuar para enfrentar esses obstáculos?

As atividades do Conselho Automotivo serão canalizadas por meio de quatro grupos de trabalho (detalhes abaixo) pensando, principalmente, na modernização, recursos e oportunidades que serão geradas ao longo dos trabalhos. Os mesmos serão formados por membros do conselho e convidados, determinados pela liderança do conselho (Gustavo Marcelo, gerente da ABIMAQ, e diretoria do conselho, que é composta pelos coordenadores adjuntos Christian Dihlmann, presidente da ABINFER - Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, e Roberto Adelino, vice-coordenador do GT-MAV- Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada). 

CONHEÇA OS GRUPOS DE TRABALHO

Driving Success: Visa traçar estratégia de crescimento e sustentabilidade da nacionalização de componentes, ferramentas e serviços no setor automotivo do Brasil. No grupo também será definindo uma série de ações para atender os objetivos transversais de melhorar o acesso ao financiamento, apoiando tecnologias emergentes e disruptivas, desenvolvendo habilidades que possam melhorar a competitividade da cadeia de suprimentos do Brasil;

Technology Group: O seu objetivo é evidênciar e fornecer aos associados, oportunidades provindas de investimento em pesquisa e desenvolvimento da cadeia automotivo do Brasil. O Grupo de Tecnologia no momento deverá priorizar P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), sub-divididos em tecnologia futura, tecnologia de manufatura, mobilidade inteligente e veículos elétricos;

Supply chain: Este grupo de trabalho deverá criar um consenso sobre os desafios enfrentados pelas empresas da cadeia de suprimentos automotiva do Brasil e realizar várias ações direcionadas para melhorar a competitividade e a capacidade de curto, médio e longo prazo da cadeia de suprimentos automotiva do Brasil;

Business Environment and Skills: Tem a finalidade de aumentar o fornecimento de componentes nacionais para a cadeia automotiva brasileira proporcionando igualdade na competitividade internacional. O Fluxo de trabalho visa garantir que a indústria automotiva nacional possa apoiar e desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso sustentável de seus fornecedores, além de abordar questões que afetam o ambiente de negócios do segmento.

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